segunda-feira, 23 de novembro de 2009

"Praiando os sentidos"
















Estava ali, recostada em minha rede branda
Tecida com a pureza de nosso amor juvenil,
Sendo embalada pela brisa suave de final de tarde
Que cantava entrelaçando as palhas dos altos coqueirais...

Enquanto isso, eu observava a imensidão do mar anil
Que se prolongava em direção ao além do horizonte,
E escutava o rumor das ondas que acariciavam levemente
A infinita faixa de areia abaixo dos meus pés descalços...

Ao fundo, o som de teu violão dedilhando bossa-nova
Acalmava e tranqüilizava a minha pobre alma desnuda...
Afugentava com graça a nostalgia e a melancolia
Da monotonia automática e da rotina ingrata
Que tanto nos castigava diariamente!

Deleite eterno...
Eu degustava, com sede tamanha,
A água de coco que me embebia os lábios
Da boca que invocava em sussurros pela tua!
Podia sentir de longe o olor da maresia
Misturando-se com o cheiro do teu doce perfume...

Assistia, enfim,
Ao supremo pôr-do-sol
Que propagava um álacre espetáculo de cores
Em tons dégradés alaranjados e avermelhados,
Pincelados ao longo do céu colossal
Com as polpas das nossas frutas tropicais...

Meu contentamento!
O encanto daquele singelo instante
E o retrato daquela paisagem insólita
Envolviam-me no ardor dos teus braços cândidos
Traduzindo em nossos corpos inextricáveis
Uma sublime essência da vida...
Com gosto de praia, com sabor de mar
E apetite voraz de tua paixão sem fim.

4 comentários:

  1. Nossa! rede branca, brisa no fim da tarde, um violão dedilhando ``o diz-que-diz macio que brota dos coqueirais`` acompanhado de uma boa companheira... você conseguiu me lembrar bons tempos passados e sensações que espero um dia voltar à desfrutar. adorei kel lindo,lindo!
    abração

    ResponderExcluir
  2. Bonito poema.

    Há algumas assonância e outros recursos sonoros bem dispostos, há interessantes combinações de palavras.

    Constrói-se, ao longo dos versos, a idéia de que um momento apenas desdobra-se em inúmeras sensações e pode possuir significado profundo.

    A única coisa que falta é um estilo bem definido, e isso se aplica a outros poemas seus.

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito bom mesmo, dá até pra sentir!
    É como se alguém tivesse falando, calmamente, suavente esse poema.
    Lindo!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada! Agradeço às críticas construtivas e aos demasiados elogios. Minha intenção foi de retratar realmente uma paisagem magnífica, onde os sentidos misturam-se com as imagens dos cenários e nos transmitem sentimentos diversos através das sensações...
    Forte abraço a todos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!